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CURSO ONLINE – Capacitação profissional em ABA destinada à pessoas com TEA

Visão Geral

 

 

 

 

 

LISTA DE ESPERA PARA A PRÓXIMA TURMA: basta clicar AQUI, preencher os dados e a nossa equipe entrará em contato.

CURSO ONLINE – Capacitação profissional em ABA destinada à pessoas com TEA.

 

Objetivos:

Instrumentalizar e capacitar profissionais da saúde e educação, estudantes e familiares que convivem e/ou atuam com pessoas com Distúrbios do Desenvolvimento e/ou TEA (Transtorno do Espectro Autista), a planejarem a intervenção clínica, ensino especializado, a como orientar outras pessoas que convivem com esses indivíduos, planejamento da inclusão social (escola, trabalho e lazer), além de apresentar aos participantes do curso os procedimentos e estratégias que auxiliam no manejo para diminuição de comportamentos disruptivos e para maximização de habilidades e comportamentos que estejam deficitários, a partir dos conceitos básicos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA – Applied Behavior Analysis).

 

Público-alvo:

Profissionais e estudantes Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Educação Física, Psicologia, Musicoterapia, Nutrição e familiares e outras pessoas que convivem com pessoas com Distúrbios do desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista.

 

Início: 06/07/2021

 

Carga Horária

  • 120 horas/aula (Aulas por videoconferência ao vivo);

 

Horário das aulas

  • Terça-feira: 19h às 21h30min (Horário de Brasília)
  • Quinta-feira: 19h às 21h30min (Horário de Brasília)
  • Sábado: 09h às 12h / 13h às 15h (Horário de Brasília)

 

Datas das aulas ao vivo

 

  • Julho: 06, 08, 10, 20, 22, 24;
  • Agosto: 03, 05, 07, 17, 19, 21, 31;
  • Setembro: 02, 04, 14, 16, 18, 28, 30;
  • Outubro: 02, 12, 14, 16, 26, 28, 30;
  • Novembro: 09, 11, 13, 23, 25, 27
  • Dezembro: 07, 09, 11

 

Metodologia

  • Aulas por videoconferência ao vivo;
  • Aulas ao vivo serão gravadas e disponibilizadas posteriormente aos alunos. Materiais do curso e gravações serão anexados na plataforma do aluno (Google Sala de Aula) para acesso;
  • Aulas teóricas e supervisão coletiva com discussão de casos clínicos.

 

Conteúdo Programático

 

Módulo 1 – Conceitos Básicos (Parte 1) (10h)

  • Terça-feira (06/07)
    – Autismo;
  • Quinta-feira (08/07)
    – O que é Análise do Comportamento/Análise do comportamento Aplicada;
  • Sábado (10/07)
    – Comportamento Respondente e Operante;
    Tríplice Contingência;
    – Operação motivadora.

 

Módulo 1 – Conceitos Básicos (Parte 2) (10h)

  • Terça-feira (20/07)
    – Reforço/ Punição/Extinção;
  • Quinta-feira (22/07)
    – Esquemas de reforçamento (Razão);
    – Princípio de PREMACK;
  • Sábado (24/07)
    – Discriminação simples;
    – Generalização;
    – Exercício final e estudo de caso.

 

Módulo 2 – Avaliação/ Estratégias e procedimentos de ensino (Parte 1) (10h)

  • Terça-feira (03/08)
    – Avaliação e análise funcional (Funções);
  • Quinta-feira (05/08)
    – Protocolos de avaliação (VBMAPP, ABLLS, AFLS, SOCIALLY SAVVY, SOCIAL SKILS SOLUTION, CHECK LIST DENVER, ABLA, PASSO A PASSO SEU CAMINHO);
  • Sábado (07/08)
    – Task Analysis: Análise de tarefas;
    – Encadeamento;
    – Modelagem;
    – Modelação e vide-modeling.

 

Módulo 2 – Avaliação/ Estratégias e procedimentos de ensino (Parte 2) (10h)

  • Terça-feira (17/08)
    – Pareamento de estímulos;
    – Dessensibilização;
    – Aproximação sucessiva;
  • Quinta-feira (19/08)
    – DTT / Hierarquia de dicas;
    – Procedimento de correção;
  • Sábado (21/08)
    – Ensino incidental;
    – Ensino Pivotal:
    – Ensino Naturalístico;
    – Exercício final ou estudo de caso.

 

Módulo 3 – Ensino de habilidades básicas/ pré-requisitos de habilidades sociais/Monitoramento (Parte 1) (10h)

  • Terça-feira (31/08)
    – Contato visual;
    – Atenção Compartilhada;
    – Reciprocidade sócio-emocional;
  • Quinta-feira (02/09)
    – Seguimento de instrução;
    – Imitação;
  • Sábado (04/09)
    – Identificação;
    – Emparelhamento;
    – Brincar conceitual e avaliativo.

 

Módulo 3 – Ensino de habilidades básicas/ pré-requisitos de habilidades sociais/Monitoramento (Parte 2) (10h)

  • Terça-feira (14/09)
    – Brincar como recurso para ensino de novas habilidades;
  • Quinta-feira (16/09)
    – Manutenção e generalização de repertórios aprendidos;
  • Sábado (18/09)
    – Registro;
    – Gráfico;
    – Exercício final ou estudo de caso.

 

Módulo 4 – Comportamento verbal (Parte 1) (10h)

  • Terça-feira (28/09)
    – Conceito de comportamento verbal;
  • Quinta-feira (30/09)
    – Idade esperada no comportamento verbal;
  • Sábado (02/10)
    – Ecoico;
    – Mando;
    – Tato;
    – Intraverbal;

 

Módulo 4 – Comportamento verbal (Parte 2) (10h)

  • Terça-feira (12/10)
    – Comportamento de ouvinte;
    – Autoclítico;
  • Quinta-feira (14/10)
    – Textual;
    – Transcrição;
  • Sábado (16/10)
    – Comunicação alternativa;
    – Exercício final ou estudo de caso;

 

Módulo 5 – Manejo de comportamentos (inadequados/inapropriados/problema/disruptivos) (Parte 1) (10h)

  • Terça-feira (26/10)
    – Barreiras de aprendizagem;
  • Quinta-feira (28/10)
    – Comportamento internalizante e externalizante;
    – Auto-lesivo;
    – Heterolesivo;
    – Comportamentos obsessivos, ritualísticos, rígidos, estereotipados;
  • Sábado (30/10)
    – Problemas sensoriais como barreira de aprendizado;

 

Módulo 5 – Manejo de comportamentos (inadequados/inapropriados/problema/disruptivos) (Parte 2) (10h)

  • Terça-feira (09/11)
    – Funções de problemas de comportamentos (revisão);
    – Análise Funcional;
    – Avaliação Funcional aplicada a problemas de comportamento;
  • Quinta-feira (11/11)
    – Reforçamento diferencial;
  • Sábado (13/11)
    – Regulação emocional;
    – Time out;
    – Treino de comunicação Funcional;
    – Exercício final ou estudo de caso.

 

Módulo 6 – AVDs (Parte 1) (10h)

  • Terça-feira (23/11)
    – Atividade de vida diária e instrumental;
  • Quinta-feira (25/11)
    – Atividade de vida diária e instrumental;
  • Sábado (27/11)
    – Inclusão escolar: legislação, conceitos baseados na AC;
    – Adaptação curricular;
    – Adaptação de material.

 

Módulo 6 – AVDs (Parte 2) (10h)

  • Terça-feira (07/12)
    – Alfabetização;
  • Quinta-feira (09/12)
    – Alfabetização;
  • Sábado (11/12)
    – Psicoterapia adulto;
    – Acompanhamento terapêutico;
    – Palestra: A dificuldade do diagnóstico e os obstáculos na vida adulta.

 

 

Corpo Docente

 

Renata de Jesus Pereira – Psicóloga (CRP 06/146148), graduada pela Universidade Paulista (2018); Mestranda em Distúrbios do desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada pelo Paradigma – Centro de Análise do Comportamento (2021); Aprimoramento em Terapia por Contingências de Reforçamento infantil pelo ITCR (2021); Formação Básica no Modelo Denver de Intervenção precoce pelo Instituto Farol (2019); Formação Básica no modelo Jasper de intervenção precoce pelo Kasari Lab (2020); Atualmente atuante na área de análise do comportamento aplicada-ABA com crianças com diagnóstico de TEA e supervisão de casos clínicos pela equipe TEAR.

 

Milena Martins Viveiros – Psicóloga (CRP 06/129227), graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo e Outros Atrasos do Desenvolvimento pelo Centro de Análise do Comportamento Paradigma (2018). Pós-Graduanda em Psicopedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi (2021). Colaboradora e pesquisadora do Laboratório de Transtornos do Espectro do Autismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012-2016). Formação Básica no Modelo Denver de Intervenção Precoce pelo Instituto Farol (2019). Formação em Sistema de Comunicação Alternativa (PECS) pelo Pyramid Consultoria Educacional do Brasil (2016). Atua desde 2016 como Terapeuta Comportamental e como Supervisora desde 2018, na Clínica Tear Equipe Multidisciplinar, com crianças e adolescentes com TEA e outros atrasos no desenvolvimento.

 

Maria Luiza Tiemi Ikeda – Psicóloga (CRP 06/97374). Psicóloga Comportamental Formando em Mindfulness Funcional pelo grupo de Mindfulness Funcional Aprimorada em Terapia Analítico-Comportamental pelo Instituto Continuum; Lecionou em curso de Capacitação da Análise do Comportamento pelo Grupo Gradual; Realiza psicoterapia voltada aos adultos em geral, pais e cuidadores de crianças com desenvolvimento atípico pela clínica TEAR.

 

Stéfanny Maria Rampazo – Terapeuta ocupacional (CREFITO 3 – 11822). Especialista em Terapia Ocupacional em Saúde Funcional, pela Faculdade de Ciências da Saúde. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Analista do Comportamento acreditada pela ABPMC. Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Caifórnia. Terapeuta baseada no modelo Denver de Intervenção precoce ESDM. Fundadora e Diretora da clínica TEAR – Equipe Multidisciplinar.

 

 

Tataína Iara Moreno Pickart – Psicóloga (CRP 06/107677); Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) São Paulo. Especialista em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo (2012) e graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2011). Foi docente do curso de Psicologia dessa mesma instituição de 2014 a 2021. Áreas de atuação: terapia analítico-comportamental e Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao desenvolvimento atípico.

 

 

Juliana Reis Faria – Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo (USP) , Especialista em Orientação Profissional e de Carreira pela Universidade de São Paulo (USP). Atua na área clínica há oito anos e trabalhou como Psicóloga durante três anos e meio na Unidade de Referencia em Autismo Prof. Dr. Marcos Tomanik Mercadante. Atualmente , Psicoterapeuta em Consultório Particular, Psicoterapeuta e Supervisora Clínica na Comunicare Clínica e Consultoria Multidisciplinar.

 

 

Investimento

 

Pagamento via boleto:

8x de R$ 150,00;

12x de R$ 100,00;

Pagamento à vista: R$ 980,00.

 

Pagamento via cartão de crédito (PagSeguro):

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

 

 

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Perguntas Frequentes

 

Quanto custa a taxa de matrícula para fazer a inscrição?
– O curso não terá taxa de matrícula para fazer a inscrição!

As aulas deste curso serão gravadas?

– Sim, serão gravadas e disponibilizadas posteriormente aos alunos.

Por quanto tempo terei acesso aos materiais?

– Você terá acesso aos materiais do curso por 6 meses.

O curso terá certificado?

– Sim, será emitido um certificado de participação, que será enviado em até 30 dias por e-mail.

Como posso fazer a minha inscrição?

– Se você optar pelo pagamento no cartão de crédito através do PagSeguro, pode parcelar em até 10x sem juros. Depois, só precisa nos contatar via whatsapp para enviar o comprovante de pagamento, junto com os dados para cadastro: Nome completo, CPF e E-mail.

– Caso opte pelo parcelamento no boleto sem juros, precisamos que entre em contato pelo whatsapp através do botão abaixo e envie os dados para cadastro: Nome Completo, Endereço Completo, CPF e e-mail.

 

 

 

 

Aproveite também para curtir nossas páginas oficiais:

 

 

 

E-mail: comercialpresencial@cefei.com.br

Informações

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