Diabetes e exercício físico

Diabetes e exercício físico

O crescimento do diabetes é uma tendência mundial, devido ao envelhecimento da população, mudanças dos hábitos alimentares e o sedentarismo. O Brasil é o quarto país com o maior número de diabéticos do mundo, são 12,5 milhões de pessoas afetadas, o que equivale a 7% dos brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

FATORES DE RISCO

Pode parecer exagerado, mas a realidade é que para o diabético, atividade física funciona como remédio. O exercício físico regular, é capaz de dar uma “ajudinha” para que a insulina faça melhor seu trabalho, consequentemente baixando os níveis de glicose no sangue. O exercício físico regular é capaz de aumentar a expressão de um receptor chamado GLUT4 nas células dos nossos músculos, responsável por “puxar” a glicose do sangue para dentro das células. Com mais GLUT4, a insulina, que antes funcionava mal, passa a funcionar melhor, e a glicose baixa no sangue.

Além do benefício sobre a glicose, os exercícios físicos são capazes de reduzir o peso e a gordura abdominal, melhorar os níveis de colesterol, além de ajudar a baixar a pressão arterial.

É fundamental contar com a orientação de um profissional de Educação Física qualificado, a equipe da academia ESPAÇO INTERDISCIPLINAR está preparada esperando por você!

Com localização privilegiada, fácil acesso, ambiente acessível para cadeirantes e banheiro adaptado. Oferecendo o desenvolvimento de exercício físico que proporcionem prazer, satisfação e qualidade de vida.

Buscando atender aos objetivos, expectativas e necessidades de nossos clientes, tendo seu investimento valorizado e que todos tenham uma melhora na qualidade de vida.

Alana Thomas
Alana Thomas
Diretora Técnica e Fisioterapeuta.