Exercício físico e envelhecimento

Exercício físico e envelhecimento

Os aspectos da vida como saúde, bem estar, disposição podem ser influenciados consideravelmente se o exercício físico for praticado de forma correta, orientada e com frequência regular. A prática de atividade física garante ganho e manutenção  da força física, melhora da coordenação motora aumento da resistência cardiopulmonar, influenciando e melhorando diretamente a independência e autonomia que todos desejam nessa etapa da vida. A atividade física e recreativa durante tem o objetivo de proporcionar um envelhecimento mais saudável, livre de doenças relacionadas a maus hábitos, como hipertensão arterial e diabetes, além de reduzir dores, prevenir quedas e propiciar um ambiente de sociabilidade, trazendo mais alegria e felicidade para o dia-a-dia.  Desta forma, percebemos a influência positiva da atividade física sobre a qualidade de vida para os idosos. Os profissionais da Educação Física estão aptos para atender com qualidade e responsabilidade esse público.

Não podemos evitar o envelhecimento, no entanto, podemos exercer influência sobre o modo como envelhecemos. Envelhecer não significa necessariamente redução da capacidade de trabalho, diminuição da atividade e outras coisas mais, envelhecer pode significar enriquecimento espiritual e uma vida agradável.

Todos podemos escolher a forma como vamos envelhecer, quanto antes iniciarmos hábitos saudáveis, melhores serão os resultados. Nunca é tarde para começar, para olhar para si mesmo com mais carinho e cuidado. Nós construímos e somos responsáveis por nosso futuro. Faça por você!!!

Alana Thomas
Alana Thomas
Diretora Técnica e Fisioterapeuta.